EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1528
Tipo: Artigo
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO DIREITO PARA A EVOLUÇÃO DA CIDADANIA
Autor(es): NÓBREGA, Felipe Adriano da Silva
MOCHI, Tatiana de Freitas Giovanini
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi traçar uma linha sobre a evolução histórica da educação, a formação política cidadã, bem como a incidência de conhecimentos na área do direito. É importante ressaltar que há uma direta relação entre educação e formação política e que noções de direito são fundamentais para que tal formação se dê de maneira eficaz. A educação é tida pela Constituição Federal como um direito fundamental, vinculando-se diretamente à dignidade da pessoa humana. Desta forma, faz-se imprescindível noções jurídicas e a interdisciplinaridade de tais noções para com os demais ramos da educação para que seja garantido a todos os indivíduos, o acesso irrestrito a padrões de conduta social que valorizem a formação de ideias do indivíduo. A atual era da informação faz com que todos tenham opiniões não fundamentadas, o que acaba por gerar uma pseudopolitização e, consequentemente, falsas noções de cidadania e justiça. É preciso que, além da interdisciplinaridade do ensino regular com o direito, seja incentivado que ideias sejam expostas não de maneira unilateral a fim de manipular opiniões, mas sim com o escopo de fundamentar as opiniões já formadas pelo contexto social, demonstrando justificativas acadêmicas plausíveis para que o discurso se eleve e a cidadania seja também exercida pelo respeito a opiniões contrárias. O papel do direito na educação regular, bem como da exposição de ideias bilaterais, é que opiniões rasamente constituídas sejam devidamente fundamentadas, ocasionando um amadurecimento intelectual dos jovens e, consequentemente, uma sociedade com conceitos de cidadania bem definidos e enraizados.
Palavras-chave: Conscientização
Interdisciplinaridade
Dignidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1528
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79924.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)162.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.