EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527
Tipo: Artigo
Título: REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL
Autor(es): SANTOS, Reinaldo Repinasi dos
CASSIANO, Natália Daiane
ACÊNCIO, Fabio Ricardo
MACUCH, Regiane
GALARRAGA, Rita Cristina
FLORINDO, Rafael Alves
Abstract: A Prova Brasil busca avaliar os índices de aprendizagem discente nos âmbitos da Leitura, Matemática e Questões Socioculturais. Os resultados obtidos na Prova Brasil são frutos do trabalho pedagógico que envolve professores, alunos e gestores quanto ao compromisso com ato de ensinar, aprender e gerir. Assim, este estudo visou refletir sobre a acerca da Plataforma da Prova Brasil a partir de depoimentos de dezenove professores e gestores que buscaram informações sobre os resultados de seus alunos na referida prova. Foram realizadas entrevistas com gestores e professores de quatro escolas nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu no estado do Paraná, constituindo-se em uma amostra por conveniência. Os dados coletados foram analisados pela Analise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultados tem-se que a plataforma apresenta fragilidades na veiculação dos dados aos professores e gestores, dificultando que os mesmos possam usar tais resultados no sentido de melhorias na qualidade educativa de suas escolas. Neste sentido, este artigo apresenta sugestões de adequações para melhor visualização dos resultados veiculados na plataforma da Prova Brasil.
Palavras-chave: Dados Governamentais Abertos
Avaliação Externa
Qualidade da Educação
Políticas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80190.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.