EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1521
Tipo: Artigo
Título: VELHICE E MÍDIA: REFORÇO DE ESTEREÓTIPOS OU QUEBRA DE BARREIRAS?
Autor(es): ROSSI, Marieli Rico
FARIA, Giulia Cordeiro
GOMES, Tania
Abstract: O propósito dessa pesquisa de Iniciação Científica é analisar e discutir a representação social do envelhecimento por meio da análise de propagandas televisivas, buscando perceber se elas contribuem para estigmatizar a velhice ou se, ao contrário, trazem representações positivas sobre a mesma. Por tratar-se de um trabalho incipiente ainda não podemos apresentar resultados conclusivos, mas, vamos defender aqui que toda forma de estigma se constitui numa forma de violência social capaz de comprometer a qualidade de vida e a saúde dos idosos Partimos, assim, da hipótese de que no Brasil a propaganda televisiva tem contribuído para a formação e a manutenção de uma visão negativa sobre o envelhecimento. O aumento da expectativa de vida da população brasileira faz com que as discussões voltadas a essa coorte etária se tornem cada vez mais significativas. O conceito de representação será embasado nos estudos de Moscovici. Também usaremos os teóricos Adorno e Hokheimer, que discutem sobre indústria cultural. O estudo é de caráter interdisciplinar, interessando tanto para profissionais da área de comunicação, antropologia, história quanto para profissionais da área de saúde, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais que tenham a população idosa como objeto de estudo.
Palavras-chave: Mídia televisiva
Envelhecimento
Estereótipos
Violência Social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1521
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80439.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.