EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1515
Tipo: Artigo
Título: À ARQUITETURA COMO NORTEADORA E REFÚGIO NA VIDA DE MÃES DESAMPARADAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CASA-LAR DE ACOLHIMENTO PARA GESTANTES
Autor(es): AZEVEDO, Leonardo da Silva
SILVA, Paloma Luana de Azevedo Ramos da
JUNG, Norma Eliane
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar quais as contribuições da arquitetura de uma Casa lar, em relação ao acolhimento, no que tange bem-estar e conforto de mulheres em situação de vulnerabilidade. O estudo é do tipo descritivo, usando-se como suporte teórico metodológico o estudo de caso. Realizada em uma Casa lar de acolhimento para mulheres em condições de vulnerabilidade, sediada na cidade de Maringá, Paraná. Para a coleta dos dados, realizou-se visitas orientadas ao local, entrevista dos fundadores da instituição e levantamento dos registros das mulheres atendidas no período de 2011 a 2016. Os dados foram coletados no mês de maio e junho do ano de 2017, organizados em planilha Excel e analisados descritivamente direcionado ao contexto de funcionamento da Casa lar, bem como, sua estrutura física e ações de acolhimento no que rege a assistência de mulheres no período gestacional e puerperal. No período de 2011 a 2016 a Casa lar atendeu 366 mulheres, no qual 200 são de origem da cidade de Maringá e região e 280 eram mulheres adultas. A instituição possui capacidade de atender 20 mulheres e seus filhos, onde recebem moradia, apoio psicológico e médico. Com os resultados obtidos, compreende-se a necessidade de proporcionar uma edificação que contribua de forma ativa no processo de acolhimento social, como também propugnar a ideia adequada sobre a estadia provisória em casas-lares de acolhimento de gestantes e puérpera onde a Arquitetura como estrutura física contribui em termos geração de bem-estar e qualidade de vida.
Palavras-chave: Apoio Social
Desamparo
Gestação
Vulnerabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1515
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80063.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.