EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1512
Tipo: Artigo
Título: #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
Autor(es): SILVA FILHO, Kennedy Bacarin da
TURKOWSKI, Ana Patrícia Fernández
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Abstract: Em 2016, o aumento do número de casos de Zika e o interesse público sobre o tema no Brasil e mundo motivaram o governo federal a criar a campanha #zikazero. Comparada às outras campanhas do governo, percebeu-se nesse momento o investimento das estratégias de comunicação para a mobilização social e o uso mais intensivo das Redes Sociais Online. Vimos à criação de banners digitais para redes sociais como: Facebook, Twitter, Tumblr e animações interativas nos principais sites governamentais. Dentre os veículos que foram incorporados na lógica da campanha está o Instagram, uma rede social que se baseia no compartilhamento de imagens e que tem em um aplicativo no smartphone a sua principal plataforma de divulgação. A pesquisa analisou a receptividade dessa campanha na rede Instagram comparando a quantidade de conteúdos publicados com as hashtags utilizando a ferramenta de busca da própria plataforma e analisando as postagens mais populares. Comparamos também com o interesse pelo termo usando da visualização das buscas por meio da ferramenta Google Trends. Os dados e achados foram comentados teoricamente, tabulados e essa sistematização permitiu identificar os conteúdos que mais obtiveram sucesso (se considerarmos sua visibilidade). Vimos que os vídeos que usaram celebridades, na criação de uma corrente de desafios entre eles, mereceram maior destaque e popularidade, o que confirma o recurso do uso de líderes de opinião. Interessante destacar também que apenas um conteúdo dos mais populares foi produzido pelo Ministério da Educação, sendo os outros conteúdos espontâneos produzidos por usuários.
Palavras-chave: Comunicação em Saúde
Zika
Redes Sociais Online
Instagram
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1512
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79566.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)843.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.