Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1508
Tipo: | Artigo |
Título: | ANÁLISE DAS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS DOS EDIFÍCIOS ESCOLARES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ CONSTRUÍDOS PERÍODO DE 1960-2000 |
Autor(es): | ROSALES, Sérgio Eduardo JUNG, Norma Eliane GEROLA, Gleison Mendes |
Abstract: | O presente artigo apresenta um panorama histórico a respeito dos projetos arquitetônicos das escolas construídas no Estado do Paraná após a década de 1960. Evidenciou-se que aspectos como: iluminação, ventilação, espaços de convívio coletivo e circulação configuravam-se como um requisito a nível pedagógico e não como uma diretriz projetual. Hoje percebe-se grandes dificuldades enfrentadas pelos usuários dessas edificações em função da falta de qualidade projetual. Problemas de conforto visual, térmico e acessibilidade são os mais comuns. Considerando que as clientelas dessas escolas possuem diferentes necessidades daquelas da década de 1960, os novos projetos arquitetônicos escolares devem ser reavaliados no tocante a aspectos de conforto ambiental, estética e acessibilidade. |
Palavras-chave: | Escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1508 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--80294.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 685.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.