EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1507
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DAS MEDIDAS ATÍPICAS E O REFLEXO NO ORDENAMENTO JURÍDICO
Autor(es): ROSA, Gabriel Panucci
MOCHI, Tatiana de Freitas Giovanini
Abstract: Com o advento do Novo Código de Processo Civil, no qual, veio com o objetivo de trazer inúmeras inovações não só para o processo civil e sim para todo ordenamento jurídico. Desta forma, possibilitando uma prestação jurisdicional eficaz, célere e justa. Dentre essas inovações se constata a atipicidade das medidas executivas, visto que no antigo código as medidas executivas eram descritas em seus arts. 461, § 5º e 461-A, § 3º CPC/1973, previa possibilidade de medidas especificas para garantir o cumprimento das obrigações de fazer e não fazer (tutela específica). Porém observando o artigo 139, inciso IV do CPC/2015 notou se que o novo código não tipificou quais medidas poderiam ser utilizadas de forma equânime e apropriadas pelo o magistrado, e ainda trouxe a possibilidade de adoção dessas medidas executivas nos casos de prestação pecuniária, visto que antes não havia previsão legal. O legislador então ampliou os poderes do juiz uma vez que na qualidade de presidente do processo, deve determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, na busca de garantir um resultado satisfatório para os jurisdicionados. Considerando que algumas medidas atípicas estão sendo adotadas por magistrados estão trazendo uma instabilidade e insegurança para o ordenamento jurídico, posto que muitas dessas medidas podem conflitar com princípios que embasam o nosso sistema jurídico. O presente estudo buscará analisar essas medidas atípicas em consonância com ditames processuais e as repercussões na doutrina, jurisprudência e na realidade fática.
Palavras-chave: Execução
Poderes do magistrado
Legalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1507
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79761.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)222.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.