EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1503
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ
Autor(es): CAMPOS, Joandson Fernandes
CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
REGINI, Beatriz Amanda da Silva
TAKADA, Camila Rosa da Silva
PIMENTEL, Selma Ferreira
Bassani, Fabiana
Abstract: O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos é uma necessidade crescente que tem sua importância revelada quando analisamos o histórico da degradação ambiental causada por poluição por meio de resíduos maldispostos no ambiente. As instituições de ensino, tem buscado incorporar aquilo que ensinam através da adoção de práticas de gestão ambiental, sobretudo, as voltadas para o manejo dos resíduos que geram e da prevenção de impactos ambientais. O presente estudo buscou analisar os indicadores qualiquantitativos obtidos na pesquisa de campo, e elencar as iniciativas internas de gerenciamento dos resíduos sólidos do Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia. O trabalho baseou-se em um primeiro momento em um levantamento bibliográfico e posteriormente um estudo prático realizado nas instalações do campus. Um estudo prévio preciso é de fundamental para a criação de práticas administrativas que sejam de fato efetivas para com a solução do problema: degradação ambiental causada por resíduos sólidos. O estudo demonstrou diversas falhas de gestão e diversos problemas existentes no Sistema de Gerenciamento de Resíduos. O correto gerenciamento dos resíduos sólidos permite às instituições de ensino evitar passivos ambientais, contaminação ambiental, acidentes ambientais, impactos ao meio ambiente e à saúde da população dentre outros.
Palavras-chave: Sistema de Gestão de Resíduos
Resíduos Sólidos
Impacto ambiental
Resíduos Universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1503
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80394.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)385.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.