EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1501
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE ABATE DE FRANGOS PARA IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DE DESPERDÍCIO DE EMBALAGENS
Autor(es): FERREIRA, Tamires Soares
GASQUES, Ana Carla Fernandes
Abstract: A Análise do Processo tem como finalidade partir de um problema buscando sua causa por meio da utilização de métodos e ferramentas. Neste contexto, o presente trabalho, caracterizado como um estudo de caso teve como objetivo, utilizar as ferramentas da qualidade para analisar o processo de abate no frigorífico de aves da empresa X a fim de identificar as causas de desperdício de embalagens. A elaboração do trabalho se justificou pelo alto custo que este desperdício gera para a empresa. Foi realizada análise do processo e foram utilizadas ferramentas da qualidade para identificar as causas do desperdício. Foram utilizadas neste estudo as ferramentas Diagrama de Ishikawa, Folha de Verificação, Gráfico de Pareto e 5W1H. Através da análise do processo da empresa e da utilização das ferramentas da qualidade foi possível identificar as causas de desperdício de embalagens. Foi possível também identificar onde ocorre este desperdício e separar, para algumas embalagens, os motivos de desperdício e suas quantidades. Depois de identificadas as causas, foram propostas soluções, com a aplicação destas soluções espera-se reduzir o desperdício e, consequentemente, os custos relacionados a este desperdício.
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade
controle da qualidade
desperdício
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1501
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80351.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)255.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.