EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1493
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE PARÂMETROS NA IMPREGNAÇÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO COMERCIAL EM TELA DE NYLON PARA FOTODEGRADAÇÃO DE CORANTE
Autor(es): OLIVEIRA, Daiane Marques de
YASSUE-CORDEIRO, Patricia
MELO, Joelma Ribeiro de
EMZWEILER, Heveline
SOUZA, Marcos de
FERNANDES, Nádia Regina Camargo
Abstract: A crescente preocupação com questões ambientais, principalmente no que tange os recursos hídricos, vem impulsionando o surgimento de novas tecnologias para o tratamento de águas poluídas, dentre as quais a fotocatálise é conhecida por ser uma das melhores opções para mitigar este problema, devido à sua eficiência de degradação. O objetivo deste trabalho é impregnar dióxido de titânio (TiO2) em uma tela de nylon para facilitamos a sua recuperação, encontrando uma alternativa para o tratamento de efluente baseada na fotocatálise com TiO2 imobilizado, pois sua utilização em suspenção acarreta em perda contínua do catalisador, pela dificuldade de remoção do mesmo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, obteve-se uma boa impregnação, sem perdas significativas, confirmada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por espectroscopia por energia dispersiva (EDS). Para confirmar a possibilidade de utilização em reação, testes fotocatalíticos foram realizados usando a degradação do corante alaranjado de metila (AM). Foi observada uma degradação significativa do mesmo, 95,63% em 6 horas de reação, o que confirma a eficiência do método.
Palavras-chave: Imobilização
TiO2
Tela de nylon
Fotocatálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1493
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80344.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)781.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.