EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1491
Tipo: Artigo
Título: A PROLIFERAÇÃO DOS CURSOS DE DIREITO E A CRISE ÉTICA NO ENSINO
Autor(es): CATTELAN, Jeferson Luiz
ANDRADE, Rodrigo dos Santos
Abstract: O Brasil é um país que possui mais de duzentos milhões de pessoas e atualmente possui uma alta densidade demográfica de advogados. O país passou por um período de expansão nos cursos de direito sem que fosse verificada a necessidade de vagas para o futuro profissional de direito. A primeira crise no ensino foi com a ditadura militar para cercear o pensamento crítico dos advogados que poderiam se opor ao regime. A segunda crise foi a alteração da Lei de Diretrizes e Bases em 1996 que possibilitou a criação de cursos com um currículo mínimo, sem a devida fiscalização. Além de não haver uma fiscalização efetiva para verificar o aprendizado dentro de um mínimo aceitável para preparar o futuro egresso, não há um controle da qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo é analisar o ensino do direito massificado e voltado para a obtenção de lucro, sem a preocupação ética no ensino e na formação do profissional do direito. O método utilizado foi o dedutivo, partindo ensino do direito para as instituições de ensino que não têm ética, e visam ao lucro.
Palavras-chave: Ensino Jurídico
Proliferação dos cursos de Direito
Ética no ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1491
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79759.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)226.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.