EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1488
Tipo: Artigo
Título: A PERTINÊNCIA DAS CALÇADAS ECOLÓGICAS PARA A QUALIDADE AMBIENTAL URBANA: ESTUDO DE CASO EM MARINGÁ - PR
Autor(es): ROLDÃO, Celi Da Costa
GIOVANAZ, Franciele
Abstract: A urbanização é um processo irreversível no Brasil e no mundo. Segundo o IBGE, atualmente mais de 80% da população brasileira vive em cidades. Isso acarreta na alteração do meio biótico e abiótico onde a cidade passa a ocupar e a se expandir. O objetivo deste trabalho é demonstrar a funcionalidade e a importância da aplicação das calçadas ecológicas na área urbana, bem como suas implicações para a qualidade ambiental. Elas permitem uma maior infiltração da água, diminuindo assim o escoamento superficial da água de origem pluvial, protegendo as ruas de ações como enxurradas. O pavimento permeável, o concregrama e o uso de gramados em calçadas são soluções para o emprego de calçadas ecológicas. Assim, o trabalho será realizado e desenvolvido por meio de pesquisa e estudo de campo. Na primeira parte, pesquisa na internet, artigos acadêmicos e bibliotecas. Na segunda parte do trabalho, estudo de campo no bairro zona 03 do município de Maringá (PR), para a verificação da ocorrência das calçadas ecológicas. Observamos na cidade de Maringá algumas praças e calçadas que aderiram ao uso da calçada ecológica, considerando a sua viabilidade por parte da população e seus benefícios no meio social, ambiental e econômico. Dentro deste contexto, espera-se com este trabalho, contribuir para um melhor entendimento em relação a impermeabilização do solo, que contribui para a infiltração da água da chuva e recarga do lençol freático, diminuindo assim os problemas enfrentados pela cidade no que se refere as enchentes e suas consequências.
Palavras-chave: Infiltração
Calçadas Ecológicas
Água Pluvial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1488
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79646.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)293.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.