EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1483
Tipo: Artigo
Título: COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS ENTRE APRENDIZES E EMPREGADORES: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Autor(es): FERREIRA, Janaína Ramos
MENEGASSI, Cláudia Herrero
Abstract: Esta pesquisa teve como contexto geral a iniciação de jovens no ambiente profissional por meio do Programa Jovem Aprendiz. Durante agosto de 2016 e abril de 2017 foi realizada uma pesquisa com adolescentes de 14 a 18 anos que estavam em seu primeiro emprego. Foram aplicados questionários a eles e aos seus orientadores com o objetivo de analisar como os conhecimentos adquiridos pelos aprendizes na teoria têm sido agregados às empresas em que trabalham a partir da relação mútua de compartilhamento de conhecimento estabelecida entre aprendiz e empregador. Com uma análise de percepção dos aprendizes e seus orientadores em relação ao desempenho, pró-atividade e capacidade de comunicação estabelecidos que criam condições favoráveis para o compartilhamento de conhecimento entre as partes, esta pesquisa concluiu que, ainda que apenas em pequena escala, esse compartilhamento acontece na prática e os aprendizes aprimoram seu ambiente de trabalho com os conhecimentos oferecidos e aplicados em suas rotinas de trabalho.
Palavras-chave: compartilhamento de conhecimento
aprendizes
programa jovem aprendiz
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1483
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79600.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)493.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.