EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1472
Tipo: Artigo
Título: ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICA
Autor(es): NAKAIE, Lidiane Santos
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
BOSCHINI, Fernando Henrique
KOBAYASHI JÚNIOR, Yutaka Mario
Abstract: A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS reconhece e engloba os catadores de recicláveis como sendo uma parte importante no processo de triagem e reciclagem do lixo tornando imprescindível a colaboração dos órgãos públicos como as prefeituras, dando apoio a cooperativas e associações de catadores de recicláveis e implementando campanhas de conscientização de coleta seletiva. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento e diagnóstico do trabalho realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis em um município do noroeste do Paraná. Foram realizadas visitas in loco para compreender o processo de reciclagem, assim como o funcionamento do aterro sanitário e sua ordem de destinação final dos resíduos sólidos do município. A reciclagem é a maior fonte de renda da associação e o que tem maior impacto econômico e social sendo o setor que reduz significativamente a pressão sobre o aterro e reduzindo o uso de matéria prima retirada da natureza. Os associados deveriam receber maior atenção em relação a capacitação e treinamento dos associados o que diminuiria o nível de descarte para o aterro e aumentaria o rendimento da cooperativa e por consequência elevaria a produção de compostagem. E no setor da reciclagem da matéria orgânica que representa uma outra parte da renda da associação necessita de uma capacitação adequada para os recicladores, o melhor processamento dos restos alimentares e de podas de plantas e o investimento em métodos para agilizar o processo de maturação da compostagem aumentaria o lucro da associação.
Palavras-chave: Catadores de Recicláveis
Resíduos Sólidos
Compostagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1472
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80354.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.