EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466
Tipo: Artigo
Título: ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
Autor(es): CADORE, Analu
BALEM, Janine Cristiane
Abstract: Até o século XIX, Curitiba fazia parte das províncias de São Paulo representando uma importante ligação entre o Sul e o Sudeste do país, abastecida por produtos provenientes dessas regiões e servia como estalagem para os tropeiros que exploravam os interiores das terras paranaenses. Em 1854 o Paraná emancipou-se politicamente e Curitiba foi denominada como capital da Província do Paraná. A partir do desligamento econômico e político da capital paranaense com São Paulo, a cidade finalmente começou a receber os benefícios de seu esforço financeiro. E então, as transformações urbanas ganharam foco. Passando pelo período colonial, no final do século XIX até meados de 1930, a capital abrigou o estilo Eclético e assistiu em suas estruturas urbanas as transformações arquitetônicas fomentadas por esta fase. Planos urbanísticos e progresso de técnicas de construção marcaram o primeiro período desse estilo, seguido de uma série de intervenções urbanas sustentadas pelas influências das grandes massas de imigrantes europeus na região, sendo esses os principais responsáveis pela transformação da cidade em uma crescente metrópole. Apesar da relevância histórica desta fase, as pesquisas nessa área são escassas. Assim sendo, com este trabalho busca-se ampliar as pesquisas na área e aprofundar o conhecimento acerca do tema, tendo em vista a enorme disponibilidade de casos e obras ecléticas que Curitiba oferece.
Palavras-chave: História
Ecletismo
Patrimônios Históricos
Curitiba
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79794.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)169.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.