EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1465
Tipo: Artigo
Título: APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA: SOB A ÓPTICA DO DISCURSO DE GÊNERO
Autor(es): ROSA, Gabriel Panucci
GOMES, Luiz Geraldo Do Carmo
Abstract: Com o advento da Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que tem por escopo a finalidade de coibir e combater a violência doméstica, proteger a mulher e evitar futuras agressões. Visto que se trata de um diploma legal que trouxe inúmeras novidades para o nosso ordenamento jurídico. No contexto atual, existem inúmeras discussões a respeito do gênero e do sexo biológico, assim com essas discussões e concomitante com a referida Lei, surgiu uma lacuna no ordenamento jurídico sobre a sua aplicação em relação aos transgêneros, visto que esse grupo se encontra em situação de dupla vulnerabilidade: por um lado, em virtude da discriminação pelo gênero. Assim, são vítimas de várias formas de violência, especialmente no âmbito doméstico e familiar. O presente artigo irá, de forma complexa, pesquisar e analisar sob uma perspectiva que prioriza a igualdade de gênero, e como a lei vem sendo interpretada e aplicada, nesses últimos dez anos, nos tribunais brasileiros. Compreendendo as características importantes da referida legislação e atualmente o impacto que ela trouxe no mundo fático.
Palavras-chave: LEI. 11.340/2006
TRANSGÊNERO
VIOLÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1465
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79762.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)213.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.