EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1439
Tipo: Artigo
Título: DO RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS NÃO HUMANOS NA FAMÍLIA PLURIESPÉCIE NO DIREITO BRASILEIRO
Autor(es): SILVA, Stela Cavalcanti da
CARDIN, Valéria Silva Galdino
Abstract: Este trabalho científico tem por objetivo analisar a condição jurídica dos animais não humanos em nosso ordenamento jurídico, bem como verificar se está condizente com a defesa de seus direitos, quando houver a formação de uma família pluriespécie, bem como na disputa dos mesmos quando houver a ruptura do matrimônio ou da união estável deste tipo de família. O Código Civil enquadra os animais não humanos como semoventes. Para que os animais tenham o devido respeito deveriam ser tratados como sujeitos de direitos, até porque possuem capacidade neurológica que gera consciência, ainda que limitada. Hodiernamente, muitas pessoas preferem concretizar o projeto parental com animais de companhia, do que com filhos. Apesar dessa mudança no contexto familiar, os animais de companhia ainda são classificados como um bem, o que denota um abismo entre o que a sociedade visualiza e o que a legislação preconiza. A família pluriespécie é uma realidade que não pode permanecer na invisibilidade perante a nossa legislação e o Poder Judiciário. Faz-se necessário então, determinar que animais não humanos são sujeitos de direitos por meio de uma legislação apropriada à condição deles, incluindo ainda a questão da família pluriespécie, em que se discute a guarda, o exercício do direito de visitação, bem como o pensionamento. Por fim, foi utilizado o método teórico, que consiste na pesquisa de obras, periódicos especializados e documentos eletrônicos, bem como da legislação acerca do tema.
Palavras-chave: Animais Domésticos
Sujeitos de direito
Família Pluriespécie
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1439
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79398.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.