EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1432
Tipo: Artigo
Título: DISCUSSÃO SOBRE SEGURANÇA JURÍDICA: APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE COMO PILAR DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO EM DECISÕES JUDICIAIS
Autor(es): REIS, Marília Gabriela Fiaux dos
SILVÉRIO, Amanda Lorena Ferreira
ROSSANEIS, Ana
Abstract: O Estado Democrático de Direito é um pilar da República Federativa do Brasil e possui duas vertentes formadoras: o Estado de Direito e o Estado Democrático. No que tange a estes aspectos, o princípio constitucional da legalidade, fundamentado, em especial, no artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal de 1988, entre outros artigos esparsos, e na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão em seu artigo 4º, se faz legítimo para a sustentação das relações humanas, tanto na esfera particular, quanto na esfera pública. Ainda, cumpre ressaltar que o referido princípio vincula a mais pura interpretação das leis para proferir decisões, fazendo com que se instaure verdadeira garantia contra a prática de arbítrios. Desta forma, o presente artigo objetiva expor tais divagações, e no tocante ao respeito ao Supremo Tribunal Federal, quais efeitos surgem no ordenamento jurídico, após proferirem julgamentos com interpretações agregadas de descuido ao princípio da legalidade, bem como o que afeta ao instituto do Estado Democrático de Direito e a segurança jurídica. Ao final, traz decisões extraídas do STF, salientando a necessidade do princípio da proporcionalidade como um instrumento para exaurir conflitos entre direitos como a proatividade exacerbada, aliada a exacerbada margem de legitimidade que esbarra no âmbito dos outros Poderes e o princípio da Separação dos Poderes.
Palavras-chave: Decisões judiciais
Estado Democrático de Direito
Princípio da legalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1432
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80288.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)197.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.