EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1421
Tipo: Artigo
Título: INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA E COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS
Autor(es): TEIXEIRA JÚNIOR, Paulo Afonso de Sousa
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Abstract: A internação involuntária se trata de uma internação solicitada por um familiar, cujo o pedido necessita ser escrito e aceito por um médico psiquiatra. Já a internação compulsória, por sua vez, não se faz necessária autorização familiar, somente o atestado de um médico, determinando que o dependente não tem domínio sobre sua condição psicológica e física. A Lei n° 10.216 fundamenta esses institutos no Brasil. E, esta prática já é utilizada em muitos países de diferentes formas, como por exemplo, no Canadá, Suécia, Estados Unidos. Apesar de polêmico, as internações involuntárias e compulsórias são reconhecidas internacionalmente, inclusive pela Organização Mundial de Saúde. Como o usuário de drogas perde o discernimento necessário para entender o certo e errado, o mesmo se torna incapaz de decidir por si mesmo, e, cada vez mais viciado, o mesmo não entende que precisa de ajuda. Com a evolução do uso de drogas no país, cada vez mais se faz necessário os institutos da internação involuntária e compulsória, tornando menos dolorosa a vida do usuário, e consequentemente, da família e daqueles que o cercam.
Palavras-chave: Dependentes químicos
internação Involuntária
internação compulsória
Lei n° 10.216/2001
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1421
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79909.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.