EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1419
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ALUNOS DE CONTABILIDADE
Autor(es): SILVA, Andreza Paterno da
ARAUJO, Elias Junior da Silva
SILVA, Rafael Henrique de Oliveira
FERREIRA, Marcelo Marchine
Abstract: O objetivo da investigação que dá origem a esta comunicação é compreender as influências da Iniciação Científica nas trajetórias acadêmica e profissional de egressos do curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão da UNESPAR. Em termos delimitadores recai sobre egressos do curso que realizaram IC entre 2008 e 2014. A investigação está em curso e tem abordagem qualitativa. As estratégias de coleta de dados para os resultados que são apresentados foram: documental (para caracterização do contexto investigado) e revisão de literatura crítica sobre trabalhos correlatos. Dentre os resultados decorrentes do polo documental verificou-se que estudantes de contabilidade tiveram pouca participação no programa de IC da UNESPAR, desde seu surgimento. Em 2008 acontecem as primeiras orientações e desde então elevou-se a participação de professores e alunos. Entre 2008 e 2014 foram 4 professores orientadores e 21 projetos desenvolvidos ao todo, entre PIC e PIC Jr, este último destinado a alunos do ensino médio. Especificamente no PIC, com alunos da graduação, foram 14 projetos desenvolvidos. Dentre os resultados do polo bibliográfico destacam-se que, de forma geral, o aprendizado da pesquisa pelos estudantes contribui para o desenvolvimento de autonomia intelectual deles, promovendo aptidões e capacidades julgadas relevantes e úteis tanto em suas trajetórias acadêmicas quanto profissionais.
Palavras-chave: Pesquisa
Iniciação Científica
Ciências Contábeis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1419
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79869.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.