EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1410
Tipo: Artigo
Título: FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO: PRIVILÉGIO OU SEGURANÇA JURÍDICA-INSTITUCIONAL? - ABORDAGEM CRÍTICA E CONCEPÇÕES DO DIREITO COMPARADO
Autor(es): ROQUE, Gabriel Antonio
SIQUEIRA, Dirceu Pereira
Abstract: O presente trabalho tem por escopo apresentar informações a respeito de projeto de pesquisa a ser desenvolvida no biênio 2017-2018, apresentando sua metodologia, objetivos e resultados esperados. Referida pesquisa terá como objetivo principal analisar, de forma crítica e abrangente, o instituto do foro por prerrogativa de função no Brasil, notadamente no que se refere as autoridades que estão submetidas a julgamento direto pelo Supremo Tribunal Federal. Afinal, trataria o instituto de um privilégio e favorecimento abominável em um Estado Democrático de Direito, onde deve prevalecer a isonomia e a igualdade ou, em sentido contrário, serviria o foro por prerrogativa de função para resguardar cargos de elevada importância institucional, os quais demandariam uma tutela especial para a proteção da própria sociedade e do Estado? Através de minuciosa e completa pesquisa bibliográfica, doutrinária, legal e jurisprudencial, pretende-se abordar a real finalidade, consequências, razão de ser e as próprias (in) conformidades do mecanismo em um Estado de Direito. Fazendo-se um resgate histórico, pretende-se analisar a forma pela qual o instituto se faz presente em outras nações, particularmente em Portugal, em um estudo comparado do direito. O resultado almejado com tal pesquisa é encontrar e identificar mecanismos que possam vir a aprimorar o foro por prerrogativa de função no país, onde o mesmo é alvo de constantes críticas e consequentes propostas de mudanças, pelos mais variados motivos.
Palavras-chave: Autoridades públicas
foro privilegiado
julgamento
STF
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1410
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79427.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.