EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1408
Tipo: Artigo
Título: ESTRUTURAÇÃO DE BASE DE CONTROLES INTERNOS PARA MICROEMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS
Autor(es): SILVA, Rafael Henrique de Oliveira
ARAUJO, Elias Junior da Silva
SILVA, Andreza Paterno da
FERREIRA, Marcelo Marchine
Abstract: O objetivo da investigação que dá origem a esta comunicação é propor modelo de estrutura de controles internos que atenda de forma eficaz a realização de operações e a geração de informações para o gerenciamento de micro empreendimentos individuais do setor de prestação de serviços. Especificamente busca diagnosticar o perfil sócio profissional de microempreendedores individuais prestadores de serviços, descrever e avaliar os controles internos existentes, a forma com que são realizados relativos às operações e o padrão de informações existentes e utilizados para o gerenciamento de seus negócios, e, ainda, propor estrutura-modelo de controles internos adequada para dar suporte de forma eficaz à realização das operações e à geração de informações para o gerenciamento. Metodologicamente tem abordagem qualitativa. É de caráter aplicado e está delineada na forma de pesquisa diagnóstica. Por conveniência se optou em pesquisar duas atividades (prestação de serviços de reparo de equipamentos de informática e eletrodomésticos), cuja quantidade de microempreendedores individuais em Campo Mourão é de 71 (setenta e um). A coleta de dados se dará documentalmente e por questionários semiestruturados, aplicados aos microempreendedores na forma de entrevista. Como resultados esperados da pesquisa, destaca-se o avanço no conhecimento sobre a formalização e utilização de controle interno em micro empreendimentos individuais, ainda pouco estudados pela academia e com poucos conhecimentos sistematizados sobre suas características. Como resultado parcial, decorrente de levantamento crítico bibliográfico, tem-se que os controles internos em micro empreendimentos são de extrema importância, pois, constituem-se como fonte relevante para informar e suportar as decisões dos gestores.
Palavras-chave: Controles internos
Estrutura-modelo para controles gerenciais
Gestão
Microempreendedor individual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1408
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80270.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.