EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1403
Tipo: Artigo
Título: OPERAÇÃO 'LAVA JATO': O QUE PENSAM OS ACADÊMICOS?
Autor(es): ROQUE, Gabriel Antonio
ÁVILA, Gustavo Noronha de
Abstract: O presente artigo tem por escopo apresentar parcela dos resultados obtidos através de pesquisa de levantamento de dados das opiniões de acadêmicos do curso de direito do Centro Universitário Cesumar de Maringá-PR a respeito da operação ‘Lava Jato’, conjunto de investigações do Ministério Público Federal e Polícia Federal deflagrada em meados de março de 2014 no Brasil. Foram aplicados 154 (cento e cinquenta e quatro) questionários entre os dias 09 e 11 de maio de 2017 para discentes do primeiro ao quinto ano da graduação de bacharel em direito. O questionário consistiu em um conjunto de indagações a respeito de opiniões gerais acerca da operação, métodos e condutas perpetradas em seu contexto, imparcialidade dos órgãos julgadores, eventuais abusos, potencialidade de acabar com a corrupção no alto escalão governamental do país, etc. O instrumento de pesquisa (questionário) foi aplicado individualmente, em sala de aula, procedendo-se ao sorteio para definição das turmas respondentes. Se esperou constatar a variação nas opiniões predominantes entre as séries do curso, conjecturando-se convicções mais críticas conforme o avanço às séries finais da graduação.
Palavras-chave: Corrupção
direito processual penal
pesquisa de opinião
questionário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1403
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79426.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)234.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.