EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1400
Tipo: Artigo
Título: O TRABALHO PRISIONAL COMO MECANISMO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO
Autor(es): RAMOS, Angélica de Paula
CASADO, Aline Gabriela Pescaroli
Abstract: O presente estudo tem por objetivo geral discutir a questão da ressocialização através do trabalho como medida socioeducativa, posto que a reincidência criminal, é uma realidade constante, busca se a reeducação através do trabalho ao apenado lhe permitindo a reinserção à sociedade, resultando dessa forma a diminuição da reincidência criminal. Visto que a sociedade e a justiça demandam o afastamento dos autores da violência do convívio social, omitindo que após de cumprido a pena, este estará de volta à sociedade. Não há nenhuma preocupação com a ressocialização dos presos, motivo pelo qual está busca demonstrar a possibilidade de mudança de comportamento daquele ser humano que se encontra vulnerável quando fica privado de sua liberdade e no momento de retorno à sociedade. Foram delineados como objetivos específicos: verificar como se deu a evolução jurídica penal do trabalho carcerário, averiguar quais as finalidades do trabalho carcerário, e verificar os aspectos positivos e negativos do trabalho prisional. Procurou-se destacar a relevância do trabalho penitenciário, bem como os benefícios que os mesmos proporcionam ao apenado, tais como a remuneração pelo serviço prestado, benefício previdenciário e remição. Conclui-se que a atividade laboral constitui um método essencial de reeducação, que permite a reinserção do detento ao convívio social, buscando progresso para a sociedade no todo.
Palavras-chave: Dignidade da pessoa humana
Execução da pena
Reinserção social
Sistema prisional
Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1400
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80239.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.