EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1394
Tipo: Artigo
Título: O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
Autor(es): GUIMARÃES, Amanda Ferreira
SANTOS, Rejane Heloise dos
FERREIRA, Marcia Regina
BORGES, William Antonio
Abstract: No que tange ao tema empreendedorismo existem tantas definições de empreendedorismo quanto autores tecendo estudos a respeito, acarretando que cada estado ou país tem sua própria definição e ocasionando na dificuldade de se definir o objeto de estudo foco do empreendedorismo. Entretanto, pode-se afirmar que apesar dos avanços, o estudo em empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas acerca do fenômeno. A realização de levantamentos sobre a produção de conhecimento sobre o tema para verificar se de fato essa é a tendência global, como Journals que não sejam interessados em abordagens economicistas, podem ser uma saída no avanço dessa temática. O objetivo do presente estudo, portanto, é explorar, por meio de uma revisão bibliográfica, perspectivas teóricas sobre empreendedorismo alternativas ao mainstream econômico, e de que forma elas estão conectadas com o campo das ciências sociais aplicadas, mais especificamente o campo da Administração. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, foram levantados e explorados materiais que trataram o empreendedorismo sob perspectivas teóricas alternativas às abordagens econômicas predominantes. Os principais resultados apontam que o empreendedorismo se constitui em uma promessa, e que apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores, fazendo-se necessário conjugar esforços com uma educação filosófica, para fazer com que o homem tome consciência de sua condição de doador de sentido ao mundo. Verificou-se ainda uma pluralidade de temas e enfoques que envolvem os estudos no assunto. Assim, conclui-se que falar de empreendedorismo apenas sob as lentes de apenas uma das perspectivas consiste em uma incoerência.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Emancipação
Ação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1394
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79959.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)211.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.