EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1390
Tipo: Artigo
Título: NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
Autor(es): SOUZA FILHO, Caio Benício de
NOVAIS, Carolina Almeida Ribeiro de
BORTOLOCI, Jessica Galassi
ARAÚJO, Letícia Fernanda
SILVA, Tatiana Manna Bellasalma
Abstract: Diante da mutabilidade social ao longo da história humana o Direito tem por obrigação acompanhar as transformações sociais, criando, ampliando e transformando normas que resguardem o interesse de todos, o que infelizmente não acontece com rapidez e a devida efetividade. As pessoas homossexuais sempre ficaram à margem da sociedade e do ordenamento jurídico, esse fato é possível de constatar ao trazer à tona as atrocidades e preconceitos cometidos por quem era/é detentor do poder, tendo como protagonistas a Igreja e o Estado. No âmbito da homossexualidade há poucas leis existentes que protejam essas pessoas, em se tratando de adoção a situação fica ainda mais crítica, não se tem nenhuma lei que permita a adoção por casais homo afetivos, restringindo assim o direito de criar uma família. A Constituição em seu preceito garante a igualdade para todos, independentemente de cor, raça e sexo, contudo o sistema legislativo encontra-se inerte por preconceito e conservadorismo, impedindo não só que casais realizem seus desejos de constituir uma família, como também tira a oportunidade da criança de encontrar um lar que a receba com todo carinho, afeto e atenção personalizada. No presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográficas e normativas, trazendo opiniões de pesquisadores e doutrinadores que dominam tal ramo. Mostrando assim a importância de um Legislativo mais proativo e emancipado que regulamente o Direito a todos de ser feliz, sem distinções, independente da orientação sexual. Empregou-se o método teórico bibliográfico.
Palavras-chave: Adoção
Casal Homo afetivo
Direito de Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1390
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80347.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)210.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.