EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1385
Tipo: Artigo
Título: MODELO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO SETOR DE BIOTECNOLOGIA
Autor(es): TARICHI, Andrey Pelicer
AMARAL, Creusa Sayuri Tahara
Abstract: A biotecnologia é uma área interdisciplinar ligada a pesquisa científica e tecnológica que utiliza sistema biológicos, organismos vivos, ou seus derivados para fabricar ou modificar produtos e processos. Engloba áreas de aplicação em saúde humana e animal, agricultura, energia, indústria, entre outras. Devido a abrangência da área, as empresas deste setor enfrentam grades dificuldades no processo de gestão e desenvolvimento. Dentre os muitos fatores que contribuem para a mortalidade das micro e pequenas empresas, grande parte deles está direta ou indiretamente ligados a uma boa ou má gestão. O objetivo analisado ao longo deste projeto de pesquisa é caracterizar as oportunidades e o nicho de mercado a ser explorado no âmbito da gestão das empresas do setor da biotecnologia voltada a área da saúde. A metodologia para a realização do trabalho será de caráter qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O resultado esperado deste estudo será a elaboração de um painel de informações sobre as necessidades e oportunidades de gestão das empresas do setor de biotecnologia, caracterizando todos os recursos necessários para que se equilibrem ao longo do ciclo de maturação dos produtos, que possuem elevados custos de desenvolvimento e produção. Conclui até o momento que as micro e pequenas empresas de biotecnologia apresentam lacunas de informação na área de gestão e financeira do negócio, já que a maioria dos empresários são os próprios pesquisadores, que não possuem formação e nem experiência para contornar os problemas administrativos.
Palavras-chave: Biotecnologia
Negócio
Gestão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1385
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79356.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.