EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1381
Tipo: Artigo
Título: SENHORES PASSAGEIROS, ATENÇÃO PARA POUSO DE EMERGÊNCIA: FATORES DE FRACASSO E FALÊNCIA DE AGÊNCIAS DE TURISMO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR NA PERSPECTIVA DE SEUS EMPREENDEDORES
Autor(es): ESTEVÃO, Géssica Caroline
MISUNAGA, Haroldo Yutaka
Abstract: As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada no Brasil, conforme relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicado em 2015. Apesar disso, mesmo com o importante papel desempenhado na economia por meio da geração de trabalho e renda, o índice de mortalidade é elevado o que resulta em uma grande preocupação em relação aos fracassos das micro e pequenas empresas (SEBRAE, 2016). De acordo com Dutra e Previdelli (2007) é importante entender e compreender os fatores que levam as empresas a mortalidade de forma que se possa contribuir para o aprendizado através de experiências empresarias que foram bem e malsucedidas para o desempenho futuro. Diante do exposto, o presente trabalho objetivo investigar, a partir da perspectiva dos empreendedores, a (s) causa (s) da mortalidade de micro e pequenas empresas de agências de turismo da cidade de Maringá-PR que tiveram suas atividades encerradas nos últimos 5 anos. A pesquisa se caracterizará como um estudo qualitativo de caráter exploratório. A coleta de dados será realizada por meio de pesquisa documental, buscando-se dados secundários sobre as agências de viagem que tiveram suas atividades encerradas e formalizadas na Junta Comercial do Paraná entre os anos de 2011 e 2016. Assim, serão selecionados empreendedores para realização de entrevista com intuito de investigar a (s) causa (s) de mortalidade dos empreendimentos na perspectiva de seus empreendedores. Espera-se que com a realização da presente pesquisa possa se identificar e analisar quais foram os principais fatores contribuintes para a mortalidade das agências de turismo da cidade de Maringá-PR.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Mortalidade
Micro e pequenas empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1381
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79515.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.