EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1361
Tipo: Artigo
Título: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, A RESPONSABILIDADE DO ESTADO EM GARANTIR UM PARTO DIGNO E SEGURO À GESTANTE VULNERÁVEL
Autor(es): SILVA, Edieges Nayara Souza da
PAULICHI, Jaqueline da Silva
Abstract: O tema abordado na presente pesquisa “Violência Obstétrica”, é assunto pouco explorado no cenário brasileiro, visto que o conhecimento que se tem sobre o tema é insuficiente para que a gestante identifique que foi vítima de um tipo de violência. Define-se como violência contra a mulher, qualquer ato ou conduta baseada no gênero, causando morte, dano ou sofrimento de ordem física, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada. Em muitos casos percebe-se que a gestante não tem ciência de que a violência pela qual passou é entendida como abusiva pelo ordenamento jurídico brasileiro. Muitas dessas mulheres se encontram em estado de vulnerabilidade, acreditam que faz parte do procedimento do parto normal tais condutas tomadas pelos profissionais de saúde. Busca-se identificar o momento em que se inicia e que se finda a responsabilidade do Estado em relação a proteção da gestante em seu parto, visto que é de responsabilidade do Estado garantir que a parturiente tenha um tratamento digno quando esta se utiliza de hospitais públicos. Outra questão pertinente é a responsabilidade dos profissionais que atuam nesses casos, e a possibilidade de indenização da gestante que sofre qualquer forma de violência durante o parto. O tratamento da gestante de forma digna, decorre do princípio da dignidade da pessoa humana, que é entendido como o núcleo dos direitos da personalidade. Dessa forma, ao se proporcionar tratamento digno à gestante, estar-se-á concretizando seus direitos, respeitando os princípios e fundamentos constitucionais.
Palavras-chave: Violência obstétrica
Parto Humanizado
Responsabilidade civil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1361
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80204.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.