EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1359
Tipo: Artigo
Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SUAS NUANCES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI MARIA DA PENHA
Autor(es): SALOMÃO, Tamires Rodrigues
SILVA, Jessica Andressa Lima da
SILVA, Tatiana Manna Bellasalma
Abstract: O principal objetivo da presente pesquisa foi apontar a integridade da Lei Maria da Penha, ou Lei 11.340/2006 que permitiu um amplo tratamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar e conquistou o reconhecimento do espaço privado como uma forma de tutela e proteção às mulheres vítimas de agressão. Apesar de a abordagem jurídica referente à lei ter avançado no decorrer da luta por conquistar direitos igualitários, ainda se enfrentam obstáculos em sua aplicabilidade, tendo em vista o impedimento produzido pelo imaginário do homem, pertencente a uma sociedade ainda com ranço e estrutura patriarcal. Com isso, o problema adquire dimensão pública e política, passando a ser responsabilidade de todos os cidadãos e cidadãs, juntamente com o Poder Estatal, coibindo a violência doméstica e familiar contra a mulher. Visto isso, faz-se necessária a construção de um novo paradigma a fim de romper com o androcentrismo em todos os espaços de sociabilidade. Empregou-se no presente estudo o método teórico bibliográfico.
Palavras-chave: Aplicabilidade da lei 11.340/2006
Direito à igualdade
Violência contra a mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1359
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80384.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)166.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.