EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1358
Tipo: Artigo
Título: VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
Autor(es): VIEIRA, Diego Fernandes
OTERO, Cleber Sanfeleci
Abstract: O ser humano é dotado de personalidade, e está só se perfaz em razão de uma integridade física e psíquica. Esta integridade possibilitará uma vida digna, contudo o crescente uso de medicamentos psicoativos ameaça esta integridade. Sendo que parcela da sociedade está cada vez mais doente, e mais dependente de fármacos psicoativos, fato que traz consequências devastadoras à integridade do ser humano. Objetivando-se demonstrar que o Estado deve proteger a saúde coletiva e individual, e não permitir que a indústria farmacêutica faça uso de seu poder e influência para submeter a sociedade em prol de interesses econômicos. Partindo assim da compreensão de que as normas positivadas devam ser aplicáveis no mundo fático, e efetivar os princípios fundastes do Estado e da Comunidade Internacional, de forma que os direitos econômicos e a iniciativa privada não prevaleçam sobre o existencial humano. Esperando-se, que os resultados deste estudo demonstrem os principais malefícios dos fármacos psicoativos, e que o Estado possui um dever/ fazer de proteger e efetivar o direito a saúde. Tendo o referido estudo o interesse de demonstrar qual será a resposta do Direito para tais situações, e quais serão as medidas que devem ser tomadas no cenário jurídico. Em razão de que se está saúde e integridade não for tutelada, pode se afetar toda a estrutura humana, o “coisificando”, pois, as pessoas que não possuem um discernimento, uma psique saudável, estarão desta forma à mercê das vontades e interesses de grupos economicamente superiores.
Palavras-chave: Dignidade Humana
Saúde
Tratamentos Farmacológicos
Direitos da Personalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1358
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79342.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.