EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1356
Tipo: Artigo
Título: UNIÃO POLIAFETIVA: RECONHECIMENTO E TUTELA JURÍDICA
Autor(es): YOHIOKA, Anara Rebeca Ciscoto
TAKEYAMA, Celina Rizzo
Abstract: A união poliafetiva é a relação amorosa de mais de duas pessoas com a intenção de formar uma entidade familiar entre elas. Embora o ordenamento jurídico brasileiro não as tutele expressamente, desde 2012, vem ocorrendo a lavratura de escrituras públicas de união estável poliafetiva, o que gerou grandes controvérsias. Em vista disso, o presente trabalho objetivou analisar a possibilidade do reconhecimento jurídico dessa entidade familiar à luz das normas constitucionais e como deve ser a tutela jurídica de referidas uniões poliafetivas. Para tanto, utilizou-se o método bibliográfico e concluiu-se que, com fundamento nos princípios da dignidade da pessoa humana, liberdade, igualdade, afetividade e pluralismo das entidades familiares, não há óbices para o reconhecimento jurídico da união poliafetiva como entidade familiar. Assim, as escrituras públicas são válidas e as entidades familiares por elas formalizadas constituem união estável, com todos os seus efeitos.
Palavras-chave: Poliamor
Reconhecimento jurídico
Tutela jurídica
União Poliafetiva,
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1356
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80030.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)230.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.