EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1353
Tipo: Artigo
Título: UMA ANÁLISE PRÁTICA DA LEI MARIA DA PENHA NA COMARCA DE MARINGÁ
Autor(es): MONTESCHIO, Beatriz Ady Fiorini
BITTENCOURT, Natália Thaísa Galetti
SANTOS, Andreia Colhado Gallo Grego
ROSSANEIS, Ana Rossaneis
Abstract: O trabalho tem como aspecto principal a análise sociológica, processual e histórica da Lei Maria da Penha. Dispondo de mecanismos jurídicos para proteger as vítimas de violência doméstica, estabelecendo medidas de proteção e assistência para as mulheres em situação de risco, a referida lei visa coibir tal violência. Dessa forma, partindo de um estudo de casos concretos sobre os atos processuais aos quais se referem as medidas protetivas, pretende-se obter como resultado a estimativa sobre a eficácia de resolução dos conflitos que envolvem mulheres no ambiente doméstico. As mulheres buscam a sua dignidade e prevalência dos direitos constitucionalmente garantidos frente às violências cometidas por companheiros, cônjuges ou mesmo familiares. Sendo assim, partindo do fichamento de dados como requerimentos, revogações, retratações, arquivamentos, faixa etária e os crimes que chegaram ao conhecimento do Poder Judiciário, pretende-se obter informações que possam de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes ao combate a este tipo de violência, cuja violação não é apenas em relação ao íntimo da mulher, mas uma verdadeira afronta à Ordem Jurídica e os direitos por ela assegurados. A busca por resultados se dará através da análise da coleta de dados do próprio sistema eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Paraná, dos autos físicos e o respaldo doutrinário, legislativo e de trabalhos acadêmicos já publicados voltados ao tema em debate.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência de Gênero
Violência Doméstica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1353
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80252.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)241.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.