EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1350
Tipo: Artigo
Título: TRABALHADO TERCEIRIZADO: A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS RELFEXOS CONTRATUAIS
Autor(es): RODRIGUES, Jeferson Vinicius
RODRIGUES, Okçana Yuri Bueno
Abstract: Atualmente, em nosso país, a terceirização de trabalho está passando por sérias modificações. Uma vez que já não era bem vista com a relação e condições de trabalho, a presente pesquisa visa apresentar os reflexos que a terceirização poderá causar na esfera da administração pública, destacando a considerável rotatividade, frequência de acidentes, baixos salários e ampla inadimplência das mais elementares verbas salariais. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método teórico, onde foram analisadas doutrinas, artigos, periódicos e decisões jurisprudenciais que tratam do assunto, com o objetivo de trazer argumentos para caracterização da responsabilidade da Administração Pública em contratos de serviços terceirizados. Como resultado alcançado, em relação à responsabilidade da Administração Pública, é possível notar que tantos as empresas estatais quanto as privadas são responsáveis por abranger todas as verbas derivadas do contrato de trabalho do obreiro terceirizado. Deste modo, a CF/88 consignou efeitos jurídicos para administração pública direta, indireta e funcional, de forma específica. A pretensão da Constituição Federal foi estabelecer uma garantia em favor de toda a sociedade, em face da tradição fortemente patrimonialista das práticas administrativas públicas imperiosas no país. Ainda, a Constituição Federal afirma que a garantia estaria fundada na suposição de que a administração e patrimônios públicos sintetizam valores e interesses de toda a coletividade, sobrepondo-se aos interesses de pessoas ou categorias.
Palavras-chave: Relação de trabalho
Terceirização de Serviço
Responsabilidade civil
Responsabilidade Subsidiária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1350
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79966.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)228.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.