EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1344
Tipo: Artigo
Título: VARIÁVEIS DA ACIDEZ DO SOLO E PRODUTIVIDADE DE TRIGO E SOJA APÓS APLICAÇÃO DE CALCÁRIO
Autor(es): BESEN, Marcos Renan
BATISTA, Marcelo Augusto
Abstract: A aplicação de calcário de forma superficial diminui o contato com as partículas do solo, podendo retardar a neutralização da acidez e consequentemente interferir na produtividade das culturas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de doses de calcário aplicadas de forma superficial e incorporada sobre a produtividade de trigo e soja, bem como seu efeito nas variáveis que compõem a acidez do solo. O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos ao acaso em quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se num fatorial cruzado 4 x 2, referentes a quatro doses de calcário: 0, 1,5, 2,9 e 5,5 Mg ha-1 e duas formas de aplicação: superficial e incorporada. O experimento foi instalado em Latossolo Vermelho distroférrico. Não houve interação entre os fatores, tampouco efeito isolado dos tratamentos na produtividade de grãos de trigo e soja, apresentando produtividade média de 2.865 e 3.471 kg ha-1, respectivamente. Houve ajuste de um modelo quadrático para a variável pH do solo, com ponto de máxima na dose de 5,26 Mg ha-1 de calcário. A acidez potencial teve decréscimo de forma linear à medida que se aumentou a dose de calcário, apresentando coeficiente angular de -0,17. As doses de calcário e formas de aplicação não alteraram a produtividade de trigo e soja, contudo reduziram a acidez potencial de forma linear, independentemente do método de aplicação.
Palavras-chave: pH do solo
alumínio trocável
sistema de manejo
rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1344
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79991.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)468.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.