EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1332
Tipo: Artigo
Título: USO DE INOCULANTES E ADUBO NITROGENADO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA
Autor(es): COSTA, Eunápio José Oliveira
GOES NETO, Antônio Feijo de
BESEN, Marcos Renan
CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
CASSIN, Bruno Maia Abdo Rahmen
ZAMPAR, Éder Junior de Oliveira
Abstract: A utilização de inoculantes, hormônios enraizadores e micronutrientes em sementes de soja (Glycine max) demonstra ser um método eficiente e economicamente viável para ganhos em incrementos de produtividade, principalmente pelo maior aporte de nitrogênio (N) para a cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da cultura uso de diferentes inoculantes em conjunto com adubo nitrogenado em diferentes estádios de desenvolvimento da planta. O trabalho foi conduzido em delineamento em blocos casualizados (DBC), sendo 6 tratamentos em 4 blocos. Os tratamentos foram constituídos de: 1 - Inoculação padrão (IP), 2 - Inoculação com Micronutrientes + Hormônios + Aminoácidos (IM), 3 - IP + (20 kg N em cobertura R1), 4 - IP + (20 kg N em cobertura R5), 5 - IM + (20 kg N em cobertura R1), e 6 - IM + (20 kg N em cobertura R5). Foram avaliadas massa de mil grãos (MMG) e produtividade de soja. Para a MMG não foram encontradas diferenças estatísticas significativas, sendo a média da MMG de 13,46 g. Já para a variável produtividade verificou-se diferença estatística significativa, na qual o tratamento seis produziu 540 kg ha-1 a mais quando comparado com o tratamento um, seguido dos tratamentos três, dois, cinco e quatro, respectivamente.
Palavras-chave: Bactérias
Cobertura
micronutrientes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1332
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79822.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.