EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1325
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO PRODUZIDOS COM RESIDUOS DA QUEIMA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇUCAR E DE PNEU
Autor(es): ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
SALES, Almir
MARTINS, Carlos Humberto
LOPES, João Pedro
Abstract: A durabilidade é uma das características mais importantes para todo e qualquer material desenvolvido, por isso o trabalho tem como objetivo avaliar a durabilidade em blocos de concreto para pavimentação (pavers) produzidos com resíduos da queima do bagaço da cana-de-açúcar e de pneu em substituição parcial do agregado miúdo. O teor de substituição do agregado miúdo por resíduos foi de 27%, sendo de 25% para a CBC (Cinza do Bagaço da Cana-de-açúcar) e 2% de resíduos de Pneu moído. Para atingir os objetivos propostos foram avaliadas as seguintes características: a resistência à abrasão e absorção de água, uma vez que as duas influenciam de forma determinante a vida útil de os tipos de concreto. Foram ensaiadas peças ainda não utilizadas e peças retiradas de uma calçada protótipo construída com pavers com e sem resíduos. Os resultados mostraram que as substituições de agregados miúdos pelos resíduos propostos não alteraram ou influenciaram as características analisadas de forma negativa.
Palavras-chave: Durabilidade
abrasão
absorção
CBC
Pneu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1325
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79596.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.