EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1319
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO E APLICABILIDADE DA RESINA FENÓLICA NO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE AMOXICILINA E AZUL DE METILENO
Autor(es): VIOTTI, Paula Valéria
MOREIRA, Wardleison Martins
SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
GIMENES, Marcelino Luiz
Abstract: A contaminação dos corpos receptores por micropoluentes é um problema emergente e pode afetar a qualidade e a saúde da vida humana e aquática. Uma vez que esses poluentes emergentes não são eliminados durante o processo de tratamento convencional, a adsorção é vista com uma alternativa para o processo de descontaminação das águas. Sendo assim, o presente trabalho avalia o uso da resina fenólica como um adsorvente em potencial. A resina fenólica foi sintetizada por meio da reação de polimerização por condensação, em meio básico, a partir de uma mistura de licor negro e tanino como fonte de fenol, e o formaldeído como agente polimerizante. As análises textural e morfológica realizadas indicou a baixa área específica da resina, em decorrência da sua macroporosidade. Essa característica também foi confirmada pelas isotermas de adsorção e dessorção de nitrogênio na resina, a qual foi classificada como sendo do tipo II-H3. A empregabilidade da resina fenólica como adsorvente foi avaliada para o potencial de adsorção de azul de metileno e amoxicilina. O estudo cinético apontou um tempo de equilíbrio de 72 horas para o azul de metileno e 8 horas para a amoxicilina, sendo o modelo de difusão intrapartícula e o de pseudo-segunda ordem os que melhores se ajustaram aos dados do corante e do fármaco, respectivamente.
Palavras-chave: Corante
Fármaco
Formaldeído
Licor Negro
Tanino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1319
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80315.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)393.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.