EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1313
Tipo: Artigo
Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE GOETHITA SUBSTITUÍDA POR COBALTO
Autor(es): CACALCANTE, Raphaela Mulato
ROSSI, Neuzilene das Graças
CANTON, Leila Cristina
FIGUEIREDO, Rodolfo
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
Abstract: Os óxidos de ferro podem ser encontrados no ambiente sob diferentes formas, atribuindo aos solos diferentes colorações: amarelas, na forma de goethita, vermelhas, na forma de hematita, alaranjadas (lepidocrocita), bruno-avermelhadas (maghemita), pretas (magnetita) e vermelho-arroxeado (ferrihidrita). Entre os óxi-hidróxidos de ferro, a goethita (α- FeOOH) é o mais comum encontrado em solos. Em condições naturais, os óxidos de ferro apresentam diferentes cátions em substituição isomórfica ao ferro em sua estrutura cristalina, alterando seus atributos químicos e mineralógicos. A síntese de óxidos de ferro com substituição isomórfica por outros metais pode ajudar no entendimento do comportamento natural desses minerais em condições naturais. O objetivo deste trabalho foi sintetizar goethitas com substituição isomórfica de ferro por cobalto em diferentes proporções e sua caracterização química e mineralógica. Os resultados obtidos pela difratometria de raios-X mostram que o processo de síntese de goethita foi eficiente para as amostras com até 10% de substituição isomórfica, formando goethita associada à lepidocrocita. Com níveis de substituição isomórfica acima de 10%, outras fases foram encontradas como o carbito de cobalto.
Palavras-chave: Mineral
Óxidos de ferro
Substituição isomórfica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1313
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80219.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)505.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.