EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1312
Tipo: Artigo
Título: ELABORAÇÃO DE PAINÉIS PRODUZIDOS COM OS RESÍDUOS DA MADEIRA, SOJA, MILHO E AVEIA
Autor(es): SILVA, Tamara da
SILVEIRA, Fernanda Santos
MaATSUDA, Celia Kimie
CAMPOS, Rubya Vieira de Mello
Abstract: Os resíduos produzidos na agricultura e em indústrias estão presentes em todas as atividades, com isso a preocupação com o uso e descarte correto destes vem se tornando assunto e prioridade entre a sociedade, isso se deve ao fato de que o estilo de vida e pensamento da sociedade está mudando. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é elaborar painéis a partir do reaproveitamento de resíduos: da madeira (serragem), milho, soja e aveia, para que a elaboração destes painéis possa contribuir para a sociedade e meio ambiente por ser sustentável, e pela possível aplicação do mesmo na construção civil como material para revestimentos. Para isso, após a confecção dos painéis, os mesmos foram submetidos a avaliações por meio de ensaios de envelhecimento, biológico e sensorial seguindo uma metodologia. Com as avaliações, pode-se constatar que os painéis apresentaram condições ambientais favoráveis, suas principais características iniciais se mantiveram intactas. Contudo, os painéis apresentam-se viáveis, e podem contribuir para a sociedade por serem de baixo custo, por contribuir para a preservação do meio ambiente e pelo fator sustentabilidade que apresentam.
Palavras-chave: Construção Civil
Ensaios
Meio Ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1312
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79807.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)918.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.