EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1307
Tipo: Artigo
Título: ECO-EFICIÊNCIA URBANA: UMA ABORDAGEM SOBRE A TOMADA DE DECISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
Autor(es): MORAES FILHO, Arnaldo Alberto de
GONÇALVES, José Eduardo
REZENDE, C. S. H. Luciana
Abstract: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o tema de desenvolvimento urbano sustentável, discutindo um conceito sócio político para o desenvolvimento, mostrando como as políticas públicas discutem e planejam os espaços urbanos. Demonstra como os investimentos em infraestrutura alinhada com a promoção de bens e serviços locais podem influenciar o desenvolvimento comercial e social. O artigo trata das diferenças entre o desenvolvimento sustentável em relação à eficiência urbana e, promove uma discussão onde, o alinhamento destas duas vertentes possa produzir uma sistemática para que a cidade se torne Eco-Eficiente e, passe a utilizar um Plano Diretor Verde (PDV) como base no planejamento das ocupações espaciais do solo, sem causar grandes impactos no ambiente natural. O principal objetivo deste trabalho é promover uma reflexão das ações antrópicas no ambiente e, como o uso inadequado do solo pode trazer problemas irreparáveis frustrando o conceito de sustentabilidade, tornando a cidade incapaz de promover a evolução social aparelhada ao conceito de eco-cientização política. Conclui-se que políticas públicas discutidas em conjunto com os agentes urbanos trazem grandes benefícios para promoção da conscientização social e, que as ações do passado podem contribuir para atitudes presentes buscando melhorias para as atividades futuras.
Palavras-chave: Desenvolvimento urbano
ambiente sustentável
cidade EcoEficiente
ecoeficiência urbana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1307
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79384.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.