EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1301
Tipo: Artigo
Título: RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
Autor(es): GARCIA, Lucas Alexandre Dos Santos
MANNIGEL, Anny Rosi
GASPAROTTO, Francielli
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Abstract: O controle dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos é fundamental para a preservação do ciclo produtivo sustentável. Partindo desse princípio o objetivo desta pesquisa foi observar o desenvolvimento da reciclagem de materiais orgânicos encontrados em meio urbano e rural e analisar as características deste composto formado para que possa ser utilizado para o desenvolvimento de plantas. Os materiais utilizados foram o sabugo de milho triturado (ST), cascas de frutas e verduras (CFV), restos de podas de árvores (PA) e esterco bovino (EB) em diferentes concentrações. Composto A (ST 20% + CFV 10% + EB 30% + PA 40%), Composto B (ST 30% + CFV 10% + EB20% + PA 40%), Composto C (ST 40% + CFV 20% + EB 20% + PA 20%). Todo processo foi realizado na casa de vegetação da Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Maringá- Pr e os resíduos orgânicos formados foram analisados no laboratório de solos da Sociedade Rural de Maringá. Após o processo de reciclagem do material, o composto apresentou cheiro de terra, com a granulometria uniforme e coloração escura nos compostos A, B e C. Por fim, pode-se afirmar que a aplicabilidade do uso da compostagem pode ser considerada uma alternativa adequada e de fácil manuseio, uma vez que a região norte do estado do Paraná tem grande geração de resíduos orgânicos provenientes de diversas atividades urbanas e rurais, reduzindo assim a quantidade de material orgânico nos aterros sanitários.
Palavras-chave: Compostagem
Sustentabilidade e organomineral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1301
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80273.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.