EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1294
Tipo: Artigo
Título: PRODUTIVIDADE DO MILHO EM RESPOSTA A DOSES DE Azospirillum brasilense APLICADO NA CAIXA DE SEMEADURA
Autor(es): PEREIRA, Lucas Caiubi
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
BRACCINI, Alessandro
MATERA, Thaisa Cavalieri
SUZUKAWA, Andreia Kazumi
LARA, Lorena Moreira
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de diferentes doses do inoculante em pó à base de Azospirillum brasilense) aplicado na caixa de semeadura, sobre os componentes da produtividade da cultura do milho. O delineamento utilizado foi o de blocos casualisados, com 4 repetições. Os tratamentos consistiram em uma testemunha absoluta, dose total de N recomendada para a cultura, ½ dose de N recomendada para a cultura, 1/2 dose de N + inoculação com A. brasilense na formulação líquida, ½ dose de N + inoculante em pó aplicado diretamente na caixa de distribuição de sementes, em quatro doses (1, 2, 4 e 8 g kg-1 de sementes). Foram avaliadas as seguintes características agronômicas: produtividade de grãos e massa de mil grãos. Todos os tratamentos cujas sementes foram submetidas à inoculação com a bactéria (½ dose de N + inoculante em pó) demonstraram resultados de rendimento superiores ao tratamento em que a dose total de N foi aplicada, independentemente da dose de A. brasilense aplicada na caixa de semeadura. No entanto, resultados superiores foram obtidos para o tratamento em que se associou ½ dose de N com o inoculante em pó na proporção de 2 g kg-1 de semente.
Palavras-chave: Zea mays
fixação biológica
inoculante em pó
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1294
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79666.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)225.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.