EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1286
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE MASSA SECA E ABSORÇÃO DE Cu e Zn PELO MILHO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DOSES DE UM CALCÁRIO E UM SUBPRODUTO DA MINERAÇÃO DA FORMAÇÃO IRATI
Autor(es): RODRIGUES, Marlon
VAHL, Ledemar Carlos
SILVEIRA, Carlos Augusto Posser
SALÉ, Mussa Mamudo
VEÇOZZI, Thaís Antolini
SILVA, Thais Palumbo
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de um calcário e de um subproduto da mineração de calcário da Formação Irati no fornecimento de Cu e Zn e na produção de massa seca da parte aérea do milho. O estudo foi conduzido em casa de vegetação e utilizou-se um Argissolo Amarelo eutrófico. As doses utilizadas do calcário e do subproduto foram equivalentes a 0, 0,5, 1, 2 e 4 vezes a dose do calcário recomendada pela CQFS-RS/SC (2016), com base no pH SMP, para correção do solo até pH 6,0. O experimento foi implantado em vasos contendo 3,54 kg de solo seco mantidos a uma umidade próxima da capacidade de campo. Inicialmente foi realizada a determinação semanal do pH do solo até a sua estabilização. Após um período de 4 meses de incubação foi realizada a determinação dos teores disponíveis de Cu e Zn do solo juntamente com a aplicação de fertilizante NPK e semeadura do milho. As plantas foram colhidas no estádio V7 e tiveram sua massa seca da parte aérea avaliada. A aplicação do calcário e do subproduto elevaram o pH do solo. Os acúmulos de Cu e Zn diminuíram com a aplicação das doses mais elevadas do calcário e do subproduto. Os benefícios causados pela elevação do pH do solo proporcionaram maior produção de massa seca da parte aérea do milho.
Palavras-chave: Subproduto
Calcário
Milho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1286
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80021.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)220.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.