EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1280
Tipo: Artigo
Título: IMPLANTAÇÃO DE UM MARCO GEODÉSICO E PONTO DE APOIO PLANIALTIMÉTRICO NO CAMPUS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR
Autor(es): COSTA, Matheus Francisco da
CORSO, Marla
REZENDE, C. S. H. Luciana
CAMOLEZI, Bruno Aurélio
Abstract: A cidade de Maringá atualmente conta com apenas dois marcos geodésicos, localizados na Universidade Estadual de Maringá. O Centro Universitário de Maringá - UniCesumar possui uma grande infraestrutura em uma região da cidade em pleno desenvolvimento, sem nenhum ponto de referência geodésico. Este trabalho tem por objetivo implantar um marco geodésico, seguindo-se todos os manuais de padronização do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e um ponto de apoio planialtimétrico no campus do Centro Universitário de Maringá, e dessa forma além de contribuir com as atividades de ensino, contribuir com os profissionais da área que necessitam realizar trabalhos de Engenharia nesta região da cidade. Realizou-se o rastreio de coordenadas dos pontos com o aparelho GPS (Global Positioning System), e o pós-processamento de dados com o programa Leica Geo Office Combined. Os resultados encontrados para o marco geodésico atenderam todos os manuais de padronização do IBGE e os do ponto de apoio planialtimétrico atenderam as normas para levantamentos geodésicos.
Palavras-chave: GPS
Manuais de Padronização do IBGE
Ponto de Referência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1280
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79619.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)462.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.