EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1275
Tipo: Artigo
Título: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESTAURANTE ESCOLA: DESTINO SUSTENTÁVEL DO ÓLEO DE COZINHA
Autor(es): OLIVEIRA, Mariana Luísa Chiezi de
FRANCO, Jéssica
EMANUELLI, Isabele Picada
TURCHETTO, Queila
Abstract: A industrialização do alimento envolve uma cadeia de consumo excessivo de matéria prima e recursos naturais promovendo alta produção de resíduos. Isso sinaliza para um grande impacto ambiental, ou seja, processos produtivos não sustentáveis. Através do pressuposto, o objetivo deste projeto foi identificar e quantificar o óleo gerado em restaurantes universitários visando propor uma destinação ambientalmente sustentável baseado no sistema de produção circular. Tratou-se de um estudo de campo descritivo, quali-quantivo da gestão de resíduos de óleos gerados em quatro restaurantes universitários de instituições de ensino na cidade de Maringá-PR. Os resíduos foram coletados e quantificados em uma semana. Em seguida os dados foram tabulados e analisados. Por fim, foram propostas alternativas de destinação e/ou tratamento dos resíduos de óleos gerados baseando-se em um sistema de produção sustentável. Os resultados obtidos são positivos, pois as instituições já se preocupam com a destinação do óleo, porém existem outras alternativas viáveis para reutilização, diminuindo assim os impactos ambientais gerados pelo setor.
Palavras-chave: Gerenciamento ambiental
Descarte de óleo
Refeições coletivas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1275
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80143.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.