EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1269
Tipo: Artigo
Título: PERCOLAÇÃO DE FÓSFORO DEVIDO À APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO NO SOLO
Autor(es): MIOTO, Liliane Scabora
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
MARQUES, Juliana Voroniak
BARBIERI, João Danilo
SOUZA, Ana Claudia Sossai
REZENDE, Maiara Kawana Aparecida
Abstract: O reuso de efluentes na agricultura é uma opção sustentável, entretanto a aplicação deve ser controlada e monitorada, para se evitar possíveis contaminações do solo e das águas. Diante do exposto objetivou-se no presente trabalhoavaliar o impacto da percolação de fósforo em colunas de solo com aplicação de efluente doméstico (ED), durante 65 dias do ciclo da cultura do milho. Conduziu-se o experimento no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá. O experimento foi arranjado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com Nitossolo Vermelho Distroférrico e os tratamentos constituíram-se de cinco doses crescentes de Efluente Doméstico (ED) (0, 150, 300, 450 e 600 m3 ha-1), com quatro repetições por tratamento. Foram realizadas três coletas do percolado em cada parcela experimental, a primeira aos 35 dias após a semeadura (DAS), a segunda aos 50 DAS e a terceira no final do experimento (65 DAS) sendo avaliada a concentração de fósforo do percolado. Com base nos resultados observou-se o aumento dos valores de fósforo com as doses de ED aplicadas. A coleta realizada aos 65 DAS apresentou a maior concentração do elemento.
Palavras-chave: Nitossolo
percolação
reuso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1269
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79439.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.