EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1265
Tipo: Artigo
Título: PENETRAÇÃO DE Pratylenchus brachyurus EM SOJA TRATADA COM ISOLADOS DE Trichoderma spp.
Autor(es): KATH, Juliana
ARIEIRA, Claudia Regina Dias
SOARES, Mayra Renata Cruz
FERREIRA, Julio César Antunes
Abstract: Vários são os fatores que podem interferir na produtividade da soja, entre esses, os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) são responsáveis por danos econômicos que podem chegar a 50% na produtividade. O controle biológico tem apresentado resultados promissores como alternativa eficaz no manejo do patógenos, e os fungos do gênero Trichoderma vêm se destacando por apresentar bons resultados. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a penetração de P. brachyurus em raízes de soja tratadas com diferentes isolados de Trichoderma spp., sob tratamento de sementes. Os tratamentos foram os isolados GF422-T. asperelloides, GF425-Trichoderma spp., GF427-T. koningiopsis e GF362-T. harzianum e testemunha (sem tratamento), com cinco repetições. As avaliações foram realizadas aos 5, 10, 15 e 20 dias após inoculação (DAI), com a contagem de todos os espécimes no interior do sistema radicular. Aos 5 DAI apenas o GF362 não reduziu a penetração do nematoide no sistema radicular da soja, enquanto aos 10 DAI, a menor penetração foi observada para os isolados GF362 e GF425. Aos 20 DAI, os isolados GF362 e GF427 demonstraram redução na penetração. Quando se avaliou o total de nematoides, todos os isolados diminuíram a penetração de P. brachyurus na raiz de soja. De maneira geral, os isolados apresentaram resultados favoráveis para o controle de P. brachyurus no manejo da cultura da soja.
Palavras-chave: Controle biológico
Nematoides das lesões
Tratamento de semente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1265
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79501.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.