EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1262
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DE CASO - INTERLIGAÇÃO ENTRE REDES CICLOVIÁRIAS EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): AZEVEDO, Renan Araujo De
RIBEIRO, Denis Blasque
REGINI, Beatriz Amanda da Silva
CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
RAIOCOVITCH, Juliana Amanda Rufine
Soares, Paulo Fernando
Abstract: Frente a necessidade de encontrar soluções para a mobilidade urbana que vem afetando centros urbanos em todo o mundo, acarretando transtornos e prejuízos a toda população, que o presente trabalho busca apresentar uma alternativa ecologicamente correta que incentiva o uso da bicicleta como uma opção de locomoção para um determinado polo estudantil da cidade de Maringá/PR, através da elaboração de uma proposta ciclo viária ligando o centro universitário a rede já existente de ciclovias e assim propiciar, que moradores, alunos e colaboradores possam usufruir desse modal com segurança e comodidade. Para isso foram avaliados aspectos relevantes da cidade, entre eles o relevo, clima, a estrutura das vias e as dependências do campus a afim de obter uma proposta viável indicando quais vias melhor receberiam a infraestrutura necessária. Nas dependências do campus foram propostos a criação de para ciclos, bem como a sinalização necessária indicando o local por onde será realizada a travessia dos ciclistas. E garantindo aos usuários segurança e comodidade ao escolher está alternativa em seus deslocamentos. O objetivo central da pesquisa é garantir que o modelo proposto atenda às necessidades da região auxiliando a mobilidade urbana e melhorando a qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Ciclovia
Mobilidade Urbana
Transporte Sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1262
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79525.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)711.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.