EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1261
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA APLICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS
Autor(es): POLASTRI, Paula
SILVA, Juliana Paiola da
SCANDELAI, Ana Paula Jambers
MARTINS, Danielly Cruz Campos
BENATTI, Cláudia Telles
TAVARES, Célia Regina Granhen
Abstract: Dentro das organizações, para que seja possível dar início a qualquer medida de gerenciamento dos resíduos sólidos industriais (RSI), é imprescindível que todos os funcionários sejam capacitados sobre os tipos de resíduos sólidos gerados, sua segregação e sua responsabilidade perante o gerenciamento destes resíduos. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo de Programa de Educação Ambiental (PEA) para melhoria no gerenciamento dos RSI em empresas. A metodologia empregada foi com base no ciclo PDCA, ISO 14001, e de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. O gerenciamento de RSI com aplicação da educação ambiental pode promover mudanças na cultura de cada um dos funcionários, de forma que, ao ser conscientizado dentro da empresa, este possa levar os conhecimentos para fora dos portões da organização, corroborando para a melhoria ambiental em seu local de trabalho, em sua rotina e em seu município.
Palavras-chave: Coleta seletiva
PDCA
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Programa de Educação Ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1261
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80436.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.